No substack: esFOAMeados No patreon: esFOAMeados Em podcast: Hipótese Nula
De hoje a Março, por motivos profissionais, as publicações serão menos frequentes e os resumos mais curtos.
TABELA DE CONTEÚDOS
SINOPSE
🍰 Nata
- Cuidados avançados/paliativos --> Abordagem planeada e organizada não eficaz (SHARING, JAMA NO)
- Transfusão UCE --> Na HSA, alvo liberal "não levou a melhoria neurológica"...não mesmo? (SAHARA, NEJM)
- Esclerose Múltipla --> Descontinuação de terapêutica na doença estável levou a inflamação (DOT-MS, JAMA Neuro)
🧾Receita
- Neurosífilis em Portugal
🧐 Observações
- Primários: Consultas em Portugal | Pancreatite crónica: cirurgia vs endoscopia | Endocardite: gentamicina e rifampicina necessárias?
☝ Opiniões
- Revisão narrativa: Esfregaço nasal SAMR
SE QUISERES APOIAR-NOS, SUBSCREVE (...e se te sentires generoso/a, uns trocos ajudam a manter o site...)
👇
PATREON patreon.com/esFOAMeados | SUBSTACK https://esfoameados.substack.com/
Em caso de dúvidas ou sugestões, contacta-nos (e-mail, comentário, substack, twitter, ...). Agradecemos!
ENSAIOS CONTROLADOS E ALEATORIZADOS
Geral, Geriatria & Paliativos
n~65.000, não-oculto, 51 centros de cuidados primários, EUA
Conclusão: Intervenção de "planeamento de cuidados avançado" aumentou registo electrónico de "decisões de fim-de-vida" mas também aumentou cuidados inapropriados (de forma generalizada, sem particularizar quais).
Hematologia
n=742, não-oculto, 23 centros nos Canadá / Austrália / EUA
Comentário: Depois dos HEMOTION e TRAIN, agora temos o SAHARA. A conclusão mais aceite era a de que havia uma tendência para benefício de alvo liberal na lesão neurológica (sobretudo abaixo de 9g/dl). Agora, temos este ensaio que se focou especificamente na hemorragia subaracnoideia por ruptura de aneurisma. Embora seja vendido como ensaio negativo, parece, mais uma vez, tendência numérica para melhoria no desfecho primário (e aqui foi bastante conservador - "disfunção neurológica = mRS 4 a 6"). Também me parecem doentes um pouco menos doentes que no TRAIN, pois aqui o GCS médio parece ~13-14 (convertendo da pontuação de III na World Federation Neurological Surgeons scale). Portanto, não atiremos a toalha ao chão.
Conclusão: Alvo liberal (10g/dl) não claramente superior que conservador (8g/dl) na hemorragia subaracnoideia aneurismática, mas tendência para melhoria.
Neurologia
n=89, NIT, 14 centros nos Países Baixos
Conclusão: Descontinuação da medicação levou a mais inflamação (em RM) após 5 anos. Suficiente para clinicamente relevante? Suspensão prematura do ensaio e amostra pequena enviesou resultados?
NORMAS DE ORIENTAÇÃO CLÍNICAS - GUIDELINES
Infecciologia, Microbiologia & Antimicrobianos
Proposta de protocolo, Hospital de S. João (Serviços Neurologia & Doenças Infecciosas), 2024
Acima de tudo, este é mais um protocolo de "revisão narrativa" que uma "guideline de qualidade", na medida em que não foi utilizada metodologia específica para elaboração de recomendações / guidelines. No entanto, é uma boa revisão para quem (como eu!) sabe pouco sobre o tema. Fico com dúvidas com o nível de evidência de algumas recomendações e com a extrema necessidade de complicar tanto o algoritmo diagnóstico. Por exemplo, no caso de otosífilis ou oftalmosífilis, o tratamento posterior vai ser igual, independemente se neurossífilis ou não.
ESTUDOS OBSERVACIONAIS
PRIMÁRIOS - SUB-ANÁLISE / COORTE / CASO-CONTROLO / INQUÉRITOS / A. ECONÓMICAS
Gastroenterologia & Hepatologia
Follow-up após 8 anos do ensaio ESCAPE, já aqui comentado há uns anos. As conclusões levam-nos a crer que a cirurgia é superior a endoscopia na pancreatite crónica, mas tenho dúvidas. Doentes muito seleccionados, e 50% dos da endoscopia migrarem para cirurgia. Talvez seja verdade, mas isto provavelmente será sempre um tema de nicho de centros especializados.
Geral, Geriatria & Paliativos
n=225 doentes / 100 MGF, estudo transversal qualitativo, 2023
O nosso âmbito é mais medicina hospitalar, mas como consulta é transversal a vários médicos hospitalares, aqui vai este este estudo interessante. Interessante pois demonstra-nos que os doentes quiseram mais do que os médicos achariam adequado. E agora? Como conciliar isto com uma medicina centrada na pessoa e ao mesmo tempo clinicamente racional? Eu diria que o grande problema estará na comunicação. Também tenho dúvidas se essa foi eficaz no estudo.
Infecciologia, Microbiologia & Antimicrobianos
n=373, coorte retrospectiva, propensity-score, EUA/Iowa
Nesta coorte retrospectiva, sobretudo a gentamicina mas também a rifampicina não parecem ter melhorado os desfechos, ao contrário de consultoria de infecciologia e tratamento cirúrgico. Estudo muito limitado, mas mais uma pedro no charco para tratamento adjuvante na endocardite, até mesmo nesta população especial de staphylococcus.
OPINIÃO
REVISÃO NARRATIVA
Infecciologia, Microbiologia & Antimicrobianos
When Can a MRSA Nares Swab Guide Antibiotic Stewardship?What the Nose Knows | JAMA Internal Medicine
Boa revisão. A grande conclusão é a de que o esfegaço nasal de SAMR só serve para exclusão e, mesmo neste âmbito, apenas útil quando a prevalência local de SAMR é baixa. Fico apenas com dúvida daquela percentagem de 50% de SAMR como causador de infecção de pele e tecidos moles purulentos, com citação da guideline da IDSA que já tem 10 aninhos. Neste mundo, é uma idade já velhinha.
SE QUISERES APOIAR-NOS, SUBSCREVE (...e se te sentires generoso/a, uns trocos ajudam a manter o site...)
👇
PATREON patreon.com/esFOAMeados | SUBSTACK https://esfoameados.substack.com/
Em caso de dúvidas ou sugestões, contacta-nos (e-mail, comentário, substack, twitter, ...). Agradecemos!
ABA - Aumento de Benefício Absoluto | ARA - Aumento de Risco Absoluto | EBM - Evidence-based medicine | ECA - Ensaio controlado e aleatorizado | ITT - Intention-to-treat Analysis | MA - Meta-análise | MBE - Medicina baseada na evidência | NIT - Non-inferiority trial | NNH - Number needed to harm | NNT - Number needed to treat | PPA - Per protocol analysis | RR - Redução Relativa | RRA - Redução do Risco Absoluto | RS - Revisão Sistemática
Commentaires